Deja Vodoo era uma banda formada pelas guitarras de quatro cordas de Gerard Van Herk e a bateria de Tony Dewald. A banda surgida no Canadá em 1981, na cidade de Montreal, auto-denomina-se criadora de um gênero musical bastante específico, do qual eles parecem ser os primeiros e únicos representantes até então: o sludge-a-billy, espécie de fusão entre rockabilly, garage rock, cultura pop, humor barato, junk food, filmes de terror e televisão de baixo orçamento.
A importância de Gerard e Tony para a cena musical independente canadense vai além do Deja Voodoo, com o qual fizeram turnês intensas por todo país. Os dois foram responsáveis pela fundação de um importante selo musical, o Og, que lançou bandas importantes da cena independente do Canadá, como o excelente Ray Condo, o Cowboy Junkies e o Shadowy Man On a Shadowy Planet. Os dois também eram organizadores do “Voodoo BBQ”, que eram divertidos festivais com bastante carne assada e bandas da Og tocando sem parar. As coletânea “It Came From Canada”, lançada pela Og, também foi muito importante para divulgar pelo mundo a música alternativa que estava sendo produzida no país.
O som do Deja Voodoo é como um The Cramps sem o baixo. Guitarras sujas como a de Link Wray. Mas não é só isso. As músicas são primitivas releituras minimalistas da estética do rock dos anos cinqüenta. É na repetitividade, nos arranjos simples, e nas letras curtas que reside a criatividade da banda. Isso fez com que o Deja Voodoo fosse uma banda muito divertida e empolgante.
O álbum “Cemetery” é o primeiro da banda, de 1984. As letras dementes em sua maioria são assinadas por Gerard Van Herk, que hoje é um respeitável PhD que trabalha na Memorial University of Newfoundland.
(recorded 1983, released 1984)
- "Things with You"
- "Big Scary Daddy"
- "Skeleton at My Party"
- "If Mashed Potatoes"
- "Long Tall Texan"
- "How Can I Miss You"
- "Kill Kill Kill"
- "I Better Think"
- "Voodoo Barbecue"
- "Metro Vers L'enfer"
- "Crocodile Tears"
- "Buy Insurance"
- "Eager Beaver Baby"
- "Cemetery"
- "Strange"
- "Jungle Out There"
- "Stop"
- "Wormtown"
- "16 Tons"